Hospital de Loulé

Prevenção da gripe

Nov. 14, 2018

Prevenção da gripe

Em Portugal, o pico da atividade gripal coincide habitualmente com os meses de Inverno, mas é no Outono que se devem começar a tomar precauções, nomeadamente através da vacinação, como explica à be healthy Alberto Garcia, especialista em Medicina Geral e Familiar
Prevenção da gripe

Qual a diferença entre gripe e constipação e quais os sintomas de ambas?

A constipação está mais limitada à mucosa das vias respiratórias superiores e está relacionada com sintomas como obstrução nasal, pingo nasal e espirros. A gripe afeta mais o estado geral e manifesta-se através de dores de garganta, dor de cabeça, dores musculares, articulares e febre. 

Como é que se propaga a gripe e como preveni-la?

A propagação é feita principalmente por via aérea, através de pequenas gotículas que se produzem ao tossir, espirrar ou falar, ou quando se entra em contacto com uma superfície contaminada, por exemplo, as mãos de uma pessoa infetada. Por isso é fundamental lavar as mãos e ao tossir, tapar-se sempre a boca, não com a mão, mas com o braço ou com lenços. Uma pessoa com gripe já pode contagiar outra dois a três dias antes de sentir-se doente e cinco a seis dias depois de aparecerem os sintomas. 

Qual a importância da vacinação e quem deve fazê-la preferencialmente?

Os grupos vulneráveis são as pessoas com mais de 65 anos, com doenças crónicas, problemas a nível respiratório ou cardíaco ou imunodeprimidas. No que respeita às pessoas saudáveis, a vacina é indicada também para grávidas, profissionais de saúde ou prestadores de cuidados de saúde. 

Em que altura deve ser feita?

A vacina deve ser feita anualmente, por norma, no princípio do Outono, em Outubro, mas as pessoas também podem vacinar-se no Inverno. 

Porque é que tendem a aparecer surtos de gripe cada vez mais intensos?

Pode ter a ver com o facto de haver mutações nos vírus ou na ineficácia das vacinas. Todos os anos há mutações dos vírus e nem sempre se conseguem incluir nas vacinas. Trata-se de uma vacina totalmente segura.

Que tipos de vacinas existem disponíveis?

Há a vacina da gripe e a pneumocócica, que só está indicada em pessoas com risco acrescido de doenças invasivas provocadas por essa bactéria. 

Em que momento é que o doente com gripe deve procurar um médico?

De uma forma geral, a pessoa que começa com sintomas de gripe deve tratar-se em casa. Deve recorrer aos serviços de saúde só em caso de a febre ser alta ou se os sintomas durarem há mais de três dias. 

Quais são as complicações mais frequentes decorrentes da gripe?

São as pneumonias e as bronquites. Normalmente, suspeita-se que possa haver uma pneumonia quando a febre se mantém, a tosse é persistente, existe dificuldade respiratória ou dor torácica (no peito). 

Sendo a gripe um vírus faz sentido ter cuidado, por exemplo, com as mudanças de temperatura?

Sim, porque as mudanças bruscas de temperatura ou o frio podem prejudicar a mucosa respiratória, o que facilita a entrada de vírus.

É verdade que quando a garganta está inflamada é bom comer gelados? 

Há uma parte de mito e outra de verdade. Quando a dor é de caráter irritativo e não infeccioso, há um alívio instantâneo com o frio. Quando é de origem infecciosa, o frio agrava, porque altera as defesas da mucosa.

Então, no caso de infeção, deve ingerir-se bebidas quentes?

Não só bebidas como sopas ou caldos, até porque a hidratação é muito importante. Parece que não é um mito e que as nossas avós tinham razão quando nos diziam para comer canja quando estávamos doentes. 


SCHEDULE A CONSULTATION

It's fast and easy.